A importância da renovação do ar

13/11/2014

Limpeza de dutos, coifas e ar central

A importância da renovação do ar

A renovação de ar pode ser automática dentro de residências ou projetada em ambientes profissionais. Mas independente do local onde o ar condicionado estiver a renovação do ar é fundamental para a saúde coletiva.

 

Dor de cabeça e sonolência são sintomas típicos de quem passa muito tempo num ambiente climatizado sem renovação do ar. Isso acontece em função do ar ser respirado por muitas pessoas ao mesmo tempo numa sala fechada, liberando excessivamente gás carbônico e consumindo o oxigênio. Além dos sintomas de desconforto, esta prática, pode servir para disseminar vírus e bactérias que estão presentes no ambiente.

 

Se o ar-condicionado estiver numa instalação residencial o ar é facilmente renovado, seja por uma porta abrindo ou fechando ou pelo trânsito de pessoas. Mas numa sala de trabalho o mesmo não ocorre, pois os profissionais, geralmente em maior quantidade, permanecem mais tempo no ambiente, saturando o ar. A renovação do ar condicionado em ambientes corporativos consiste numa prática importante para bem estar coletivo.

 

Na hora de escolher um ar condicionado pesquise se possui a função de renovação o ar. Esta opção não é padrão em todos os equipamentos, variando conforme cada modelo e marca. Nos splits, está localizada no controle, enquanto nos janeleiros o botão fica próximo das aletas. No manual do usuário também é possível verificar se o aparelho possui ou não esta funcionalidade. Quando selecionada, é possível que o equipamento perca uma certa quantia da capacidade, visto que o sistema abre um compartimento para que o ar circule pelo aparelho de dentro para fora e vice-versa. 

 

Tempo necessário para renovação

Este ponto depende da metragem do ambiente, número de pessoas no recinto e tipo de sistema em questão. Se for uma instalação doméstica basta desligar os aparelhos e manter portas e janelas abertas por meia hora aproximadamente. Se for em uma sala corporativa as instruções devem vir do profissional responsável pelo sistema de climatização. Alguns procedimentos são feitos naturalmente ou por meio de exaustores e dutos, dependendo do caso.

 

Fonte:http://www.webarcondicionado.com.br/a-importancia-da-renovacao-do-ar-e-a-nbr-16401

Deixe seu comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Continuar e Fechar